A SATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Jéssica Lopes da Silva
  • Aline Miranda da Fonseca Marins
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva
  • Eliane Ramos Pereira
  • Francimar Tinoco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p9

Palavras-chave:

Qualidade da Assistência, Avaliação em Saúde, Atenção primária à saúde, Idoso, Enfermagem

Resumo

O estudo tem como objetivo geral investigar, na literatura científica em saúde e enfermagem, os instrumentos utilizados na avaliação da qualidade assistencial da atenção primária à saúde a pessoa idosa, com vistas a elaboração de um instrumento de qualidade assistencial a essa clientela. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, estruturado em duas diferentes etapas: Etapa 1: Revisão integrativa da literatura apresentando evidências acerca da percepção do idoso sob a qualidade do serviço dispensado na Atenção Primária à Saúde. Etapa 2:  Estruturar domínios específicos para o delineamento de um instrumento sobre a satisfação da assistência prestada na Atenção Básica ao idoso, tendo como parâmetro o instrumento de avaliação da atenção primária (PCATool - versão Adulto). Resultados: As evidências foram comparadas e agrupadas por similaridade de conteúdo e discutidas a partir de cinco categorias: 1. acesso de primeira vez, 2. integralidade, 3. longitudinalidade, 4. coordenação, 5. qualificação profissional. Essas cinco categorias embasaram uma contextualização preliminar sobre a criação de um instrumento direcionado a saúde da pessoa idosa, incluindo premissas específicas de abordagem a essa população, como, por exemplo: promoção da autonomia, funcionalidade e envelhecimento ativo. Conclusão: Esse estudo pode contribuir diretamente com o processo de trabalho dos profissionais integrantes da equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família, pois identifica os nós críticos a uma assistência de qualidade a partir de quem se utiliza dos serviços oferecidos, bem como com a construção de estratégias locais para sua resolução. Nesse sentido, aponta contribuições para melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas, especialmente das pessoas idosas.

Biografia do Autor

Jéssica Lopes da Silva

Enfermeira, Residente do Programa de Residência em Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ.

Aline Miranda da Fonseca Marins

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Enfermeira, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Fenomenóloga, Pós-Doutora em Filosofia (UERJ / IFCH), Doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH), Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF/RJ.

Eliane Ramos Pereira

Enfermeira, Psicóloga, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem, Professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF / RJ.

Francimar Tinoco de Oliveira

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem Médico- Cirúrgica, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ.

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Publicado

2020-10-22

Como Citar

Lopes da Silva, J. ., Miranda da Fonseca Marins, A. ., Mary Costa Rosa Andrade Silva, R. ., Ramos Pereira, E. ., & Tinoco de Oliveira, F. . (2020). A SATISFAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM. Epitaya E-Books, 1(11), 9-18. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p9

Edição

Seção

Capítulo de Livro