CARATERIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES EM UM SERVIÇO DE OUVIDORIA DE HOSPITAL DE ENSINO

Autores

  • Herica Silva Dutra
  • Aline dos Santos Becho
  • Letycia Neves Martins
  • Tarsila Ferreira Guimarães Goyatá
  • Gisele Cardoso da Silva
  • Rejane Guingo Martins Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p106

Palavras-chave:

Ouvidoria Hospitalar, Qualidade da assistência à saúde, Administração de Serviços de Saúde

Resumo

Os serviços de Ouvidoria surgiram como uma etapa em busca da qualidade, a fim de conhecer a percepção dos clientes e estabelecer um canal de comunicação entre usuários e instituição. O objetivo deste estudo foi caracterizar as manifestações feitas em um serviço de Ouvidoria Hospitalar de um hospital de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo exploratória, de caráter retrospectivo com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no setor de ouvidoria da área ambulatorial de um hospital de ensino de médio porte (140 leitos) no Estado de Minas Gerais. As atividades da ouvidoria neste hospital iniciaram-se em maio de 2010. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento dos registros do setor, utilizando-se um formulário elaborado para esse fim incluindo tipo de manifestação; setor ou unidade; motivo da manifestação; fonte da manifestação; e situação da manifestação. Os resultados mostraram que a maior demanda de manifestações foi realizada pelos usuários (70,2%). O tipo de manifestação mais frequente foi reclamação (67,5%). O atendimento foi o motivo da maior parte das manifestações (54,6%) e o setor de ambulatório o mais citado pelos manifestantes (30%). A maioria das manifestações foi solucionada (79%). Ficou evidenciada a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações estratégicas a fim de promover maior satisfação aos clientes internos e externos. Identificou-se que o serviço de ouvidoria pode ser uma importante ferramenta na tomada de decisão gerencial em serviços de saúde.

Biografia do Autor

Herica Silva Dutra

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Aline dos Santos Becho

Enfermeira, MBA Gestão da Saúde, Acreditação e Auditoria, Enfermeira Auditora na Unimed Barbacena

Letycia Neves Martins

Enfermeira, MBA Gestão da Saúde, Acreditação e Auditoria, Especialista em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem Estética, Enfermeira na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e Prefeitura Municipal de Três Rios

Tarsila Ferreira Guimarães Goyatá

Biomédica, Mestre em Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias, Professora da Faculdade de Medicina de Barbacena - FAME

Gisele Cardoso da Silva

Médica, Especialista em Perícia Médica, MBA Gestão da Saúde, Acreditação e Auditoria, Perita Médica, Ministério da Economia

Rejane Guingo Martins Ribeiro

Enfermeira, Mestre em Letras, Enfermeira Ouvidora do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2020-10-22

Como Citar

Silva Dutra , H., dos Santos Becho, A. ., Neves Martins, L. ., Ferreira Guimarães Goyatá, T. ., Cardoso da Silva, G. ., & Guingo Martins Ribeiro, R. . (2020). CARATERIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES EM UM SERVIÇO DE OUVIDORIA DE HOSPITAL DE ENSINO. Epitaya E-Books, 1(11), 106-115. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2020137p106

Edição

Seção

Capítulo de Livro