APRENDIZADO PRÁTICO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p223Palavras-chave:
Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho, Reanimação Cardiopulmonar, Suporte Básico de VidaResumo
O Suporte Básico de Vida (SBV) se refere ao conjunto de habilidades direcionadas ao reconhecimento de contextos como parada cardiorrespiratória (PCR), obstrução das vias aéreas, acidente vascular encefálico, entre outras condições. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada dos discentes na capacitação em SBV, assim como descrever sua contribuição para a formação acadêmica e profissional. A metodologia incluiu aulas teóricas e práticas entre os próprios membros da Liga Acadêmica de Anatomia Humana Aplicada (LAANA) e estudantes do curso de enfermagem sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), permitindo uma aplicação direta do conhecimento adquirido. Durante a aula, os ligantes participaram ativamente de simulações de situações de emergência, praticando técnicas de SBV, como RCP. Essa abordagem prática permitiu o desenvolvimento de habilidades essenciais para futuros profissionais de saúde, fortalecendo sua confiança e competência. Ainda, a experiência enriqueceu o conhecimento teórico e prático dos estudantes, além de os preparar de forma abrangente para desafios clínicos. Além disso, ressalta-se o papel crucial da colaboração interdisciplinar entre Medicina e Enfermagem no ambiente universitário, promovendo a integração entre os cursos. Desta forma, a experiência da aula de SBV preparou os ligantes de maneira mais completa para os desafios da prática clínica. Espera-se que este relato de experiência inspire futuras colaborações e estimule a integração interdisciplinar entre os diversos cursos da área da saúde, contribuindo assim para o desenvolvimento de profissionais de saúde altamente competentes e preparados na vivência de diversas áreas.