O PAPEL DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA REALIDADE PÓS-PANDEMIA: ARTICULANDO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p225Palavras-chave:
Psicologia educacional, Ensino, Isolamento social, Aprendizagem, EscolaResumo
O estudo sobre a Psicologia da Educação no cenário pós-pandemia é relavante devido aos impactos causados pelo COVID-19 na educação. A Psicologia Educacional tem um papel fundamental nas intituições de ensino, buscando-se sempre o benefício do processo ensino-aprendizagem e de todos os seus participantes. No entanto, o isolamento social potencializou diversos desafios que o processo de escolarização, principalmente as escolas de educação básica, enfrentavam. As problemáticas emergentes repercutiram sobre o papel do psicólogo nas intituições escolares. O efeito desse impacto gerou inumeras reflexões sobre a atuação da Psicologia Escolar e sua contribuição para o processo educativo. Nesta pesquisa focamos em compreender o papel da Psicologia Escolar no cenário pós-pandemia e sua colaboração ao processo educacional como um todo. Para coletar as informações, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu um levantamento de dados por meio de um questionário online e uma revisão bibliográfica. Como se trata de uma revisão narrativa, os autores foram escolhidos com base nos critérios que melhor se alinharam com o propósito da pesquisa, especialmente em relação ao conceito de Psicologia da Educação, bem como ao papel da Psicologia Escolar no cenário pós-pandemia. A atuação do psicólogo escolar é essencial no contexto atual, especialmente no cenário pós-pandemia, tornando-se ainda mais indispensável. O papel desempenhado por esse profissional pode ter um impacto relevante no desenvolvimento educacional. As atribuições desempenhadas pelo psicólogo escolar podem influenciar diretamente todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. É notável que a reestruturação da atuação da Psicologia Escolar durante a pandemia tenha proporcionado novos olhares e perspectivas para o exercício dessa função. Com essa nova perspectiva centrada na promoção de mudanças positivas na instituição escolar, é crucial adotar uma abordagem sensível ao processo de escolarização, que deve ser fundamentado na ideia de que este processo seja uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.