O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES DEFICIENTES E COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

Autores

  • Elisabete Amaral Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM
  • Gutemberg Gomes Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024486p137

Palavras-chave:

Aprendizagem, Escola Regular, Inclusão

Resumo

Este artigo versa sobre a temática da inclusão e os acessos dos estudantes com deficiência ou necessidades específicas no ensino regular oportunizando atendimento de acordo com as particularidades de cada individuam dando ênfase a suas competências, habilidades e potencialidades. Sendo assim este artigo buscou contemplar e discutir o processo da aprendizagem e o desenvolvimento da inclusão destes alunos, que requer recursos e métodos flexibilizados para poder conseguir obter êxito e concluir suas atividades acadêmicas. O objetivo geral deste artigo foi apontar e debater os argumentos, reflexões, críticas e observações sobre a temática abordada. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, por meio de pesquisas de diversos autores, suas opiniões, críticas e observações que propõe a discussões e reflexões acerca do processo da inclusão dos estudantes com necessidades específicas na escola regular. Após este estudo os resultados destacaram que se faz necessário buscar meios alternativos e renovar os conhecimentos para atender a diversidade escolar, para que haja de fato à consolidação da educação inclusiva para os estudantes que possuem deficiência ou algum tipo de necessidade específica.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Santos , E. A. ., & Silva, G. G. . (2024). O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES DEFICIENTES E COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO. Epitaya E-Books, 1(76), 137-150. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024486p137

Edição

Seção

Capítulo de Livro