DINÂMICA DA INCLUSÃO: “AS PEÇAS SE ENCAIXAM”

Autores

  • Andreia Araújo Marcolino

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024493p165

Palavras-chave:

Inclusão, Dinâmica da inclusão, Empresarial

Resumo

Introdução: A Dinâmica da Inclusão: “As peças se encaixam” ( são peças de quebra- cabeça coloridas),  iniciou a partir de uma pesquisa no ano de 2022  quando iniciei a graduação de Biomedicina  e dando continuidade em 2023 e 2024   a partir de várias experiencias com aprendentes,   pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)  e com Dificuldade de aprendizagem,  famílias, pacientes idosos que apresentavam (Alzheimer Parkinson, deficiências e psiquiatria depressão com foco na estimulação da  reabilitação cognitiva. E contribuindo para profissionais da área de educação (escola- Sala de AEE), saúde (espaço terapêutico), Empresa, seminários, palestras e formações para professores. Após observar que o nosso corpo está em constante movimento principalmente os movimentos a partir dos pés e mãos e dos dedos. Essas partes do corpo humano ativam o sistema nervoso Central (SNC) que é responsável por receber e processar informações. Por mais que os pacientes que apresentam Autismo tenham prejuízos e alterações a dinâmica da inclusão favorece e podemos observar que cada ser é único. E no seu tempo os aprendentes atípicos descobriram maior variedade de formas de encaixe das peças e apresentaram mais criatividades com um olhar além das habilidades e possibilidades. Objetivos: Conscientizar sobre a temática da Inclusão nos dias atuais nas instituições e nos aprendentes e pacientes estimulando o sistema Nervoso Central (SNC) com o foco além da matemática infinita possibilidades de faces, contagem formação de figuras geométricas, um recurso que desenvolve o cognitivo leitura e escrita principalmente nas primeiras series do ensino fundamental (alfabetização) que pode ser fácil de ser feito ou comprado. Um recurso que pode ser usado na educação, saúde e empresarial com uma maneira diferente de ver o mundo na sua essência de Amor e inclusão. A dinâmica da inclusão   é muito boa para a estimulação cognitiva da memória, os principais benefícios da Dinâmica da inclusão: “As peças se encaixam” :Quebra-Cabeça - Estimula o cérebro - Desenvolvimento das habilidades cognitivas e aumentando o raciocínio e melhorando as suas habilidades - Memória - achar as peças de encaixe uma para outras faz com que a pessoa acumule informações sobre os formatos e quais seus possíveis pares.- Coordenação Motora - Estimula a coordenação motora ainda na primeira infância. O fato de tentar encaixar uma pecinha na outra, é um grande estímulo para o controle dos movimentos dos braços, dos olhos e das mãos - Interação Social - É um ótimo instrumento de socialização. Durante a brincadeira há interação, colaboração, competição, conquistas e compartilhamento de acertos e erros com toda a turma e com equipes de trabalhos em formações. - Fomenta Percepção - capacidades de observar, comparar, analisar e sintetizar as ideias de novas habilidades e criatividades.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Marcolino, A. A. . (2024). DINÂMICA DA INCLUSÃO: “AS PEÇAS SE ENCAIXAM”. Epitaya E-Books, 1(79), 165-168. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024493p165

Edição

Seção

Capítulo de Livro