UM OLHAR PARA DESENVOLVIMENTO INFANTO - JUVENIL FRENTE AS TELAS

Autores

  • Ana Paula de Aragão Universidade Brasil
  • Elizete de Fátima Domingues Universidade Brasil
  • Carlos Oliveira Farias Junior Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024516p165

Palavras-chave:

Tempo de tela, desenvolvimento infantil, saúde

Resumo

A atual geração de crianças entra em contato com as telas desde um período muito precoce de suas vidas. Em 2019, 89% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no Brasil, proporção que equivale a cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária investigada. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva. O uso indiscriminado de telas nos primeiros anos de vida bombardeia a criança de estimulações que ultrapassam a capacidade de elaboração do seu psiquismo ainda em desenvolvimento. Este artigo pretende compreender como o uso de telas na infância vem sendo abordado por especialistas no desenvolvimento infanto-juvenil. Trata-se de um estudo com revisão bibliográfica que buscou artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) com os seguintes descritores: tempo de tela, desenvolvimento infantil e saúde.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Aragão , A. P. de ., Domingues , E. de F. ., & Farias Junior , C. O. . (2024). UM OLHAR PARA DESENVOLVIMENTO INFANTO - JUVENIL FRENTE AS TELAS. Epitaya E-Books, 1(81), 165-166. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024516p165

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)