EDUCAÇÃO EMANCIPADORA OU CONFORMADORA? A INTENCIONALIDADE/DIRETIVIDADE HISTÓRICA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p9Palavras-chave:
Educação, Individualismo, Consumismo, Capitalismo, DiretividadeResumo
O presente artigo intenciona discutir as finalidades às quais se dirige a educação, observando as várias forças que interferem nesse importante tema. Desse modo, a partir de pesquisa bibliográfica, buscar-se-á discutir as interferências de organismos internacionais que, movidos por lógica própria do sistema econômico, direcionam a educação a seus interesses, tornando-a preposto para o consumismo e meramente conformadora. Desse pressuposto, se desvendará esses direcionamentos à educação, desde a guinada propiciada pelo Manifesto da Educação Brasileira, imbuída pela pelo escolanovismo, seguindo a reflexão a partir da perspectiva tecnicista da educação, propiciada de maneira enfática a ditadura militar via direcionamento da USAID. Assim, se verificará, por conseguinte, também diferentes compreensões no modelo de gestão escolar. Finalmente, e verificará essas influências na atualidade via reformas educacionais no Brasil, seja a do Ensino Médio, seja com a Base Nacional Comum Curricular. Observar-se-á, como resultado, que as ingerências históricas na educação, no Brasil, têm-se renovado com os novos caminhos percorridos.