ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA FORMAL E A MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA

Autores

  • Felipe Arante Matos Universidade Federa do Amazonas
  • Frankson dos Santos e Santos Universidade de la Integracíon de las Américas
  • Marcos Venâncio Ferreira Santarém Escola Superior Batista do Amazonas
  • Rosilei Cardoso Moreira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p77

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Matemática Formal, Matemática significativa, Metodologias Ativas

Resumo

Este artigo apresenta um recorte qualitativo de um resultado de estudo bibliográfico sobre as características que influenciam o Ensino da Matemática, nos últimos tempos, análises sobre a necessidade de  contextualizações matemática e de aproximações entre teoria e prática, sob a perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino, destacando aquelas que mais se contribuem para uma aprendizagem significativa e contextualizada, podendo assim contribuir para o rompimento de um modelo de ensino arcaico, concentrado na ação de palestras e monólogos, passando então para um protagonismo discente, ativo,  oferecendo aos docentes as ferramentas necessárias para trilharem o caminho da aprendizagem moderna e efetiva.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Matos, F. A. ., Santos , F. dos S. e ., Santarém, M. V. F. ., & Moreira , R. C. . (2024). ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A MATEMÁTICA FORMAL E A MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA. Epitaya E-Books, 1(84), 77-88. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p77

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)