A PSICANÁLISE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS DESAFIOS E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p265Palavras-chave:
Psicanálise, Desenvolvimento emocional, Educação básica, Maria de Lourdes Soares Ornelas, Maria Cristina KupferResumo
Este resumo aborda a relevância da psicanálise na formação educacional, com destaque para as contribuições teóricas de Maria de Lourdes Soares Ornelas e Maria Cristina Kupfer. Ornelas enfatiza a importância da psicanálise na compreensão das dinâmicas emocionais e processos inconscientes que influenciam o comportamento e o desenvolvimento dos estudantes da educação básica. Sua abordagem integradora ressalta a necessidade de considerar não apenas os aspectos cognitivos, mas também os emocionais e afetivos dos alunos para um desenvolvimento integral. Por sua vez, Maria Cristina Kupfer traz contribuições valiosas sobre a relação entre psicanálise e educação, enfatizando a importância de uma escuta sensível e acolhedora por parte dos educadores. Essa escuta permite identificar as demandas emocionais dos alunos e criar um ambiente educacional mais saudável, propício ao desenvolvimento emocional e psicológico dos estudantes. A pergunta norteadora da pesquisa foi saber como a aplicação dos princípios da psicanálise na formação educacional pode contribuir para a compreensão e promoção do desenvolvimento emocional dos estudantes da educação básica? O objetivo geral foi investigar como a abordagem psicanalítica pode ser integrada de forma eficaz na formação educacional, visando compreender e promover o desenvolvimento emocional dos estudantes da educação básica. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura abordando materiais publicados nos últimos 10 anos, captados de portais digitais como: PubMed, Periódico CAPES, BDTD e outros. Em conclusão os estudos demonstraram que a promoção da diversidade, inclusão e o estímulo à autenticidade emocional também são aspectos destacados para um ambiente escolar mais acolhedor e empático. Por fim, o resumo ressalta a relevância do constante desenvolvimento profissional dos educadores em temas relacionados à psicologia e educação emocional. Participar de cursos, workshops e grupos de estudo sobre inteligência emocional, desenvolvimento infantil e estratégias de apoio psicológico contribuem para uma abordagem mais eficaz e sensível às necessidades emocionais dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.