A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Aluerlla Pereira da Silva Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
  • Surama Angélica da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p314

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Instrumentos Avaliativos, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo busca refletir de forma clara e objetiva a compreensão sobre a importância da avaliação na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica, os objetivos a serem alcançados são analisar a prática metodológica educacional, investigar quais instrumentos avaliativos se fazem presentes na sala de aula que resultam em participação ativa ou não das crianças, e propor algumas sugestões que possam refletir nesses instrumentos de práticas pedagógicas. A metodologia utilizada para esta pesquisa concretizou-se através de estudos bibliográficos, pesquisa qualitativa, baseado em alguns autores como: Hoffmann, Luckesi dentre outros. Estes estudos nos permitiram um novo olhar sobre a prática docente e seu modo de avaliar as crianças. Levando em consideração o quanto é fundamental tratar dessa temática nos cotidianos escolares partindo da observação de como o professor utiliza em sua ação docente uma avaliação que compreenda e valoriza os conhecimentos dos mesmos. Pois, é por meio dessa avaliação que o professor auxilia as crianças no processo de aprendizagem, mas para isso, é necessário que exista um pensar inovador das práticas avaliativas e novas metodologias pedagógicas.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Silva , A. P. da ., & Silva, S. A. da . (2024). A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Epitaya E-Books, 1(84), 314-328. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024554p314

Edição

Seção

Capítulo de Livro