BIBLIOTECA ATIVA E RELATO DE EXPERIÊNCIAS: O PAPEL DAS LEITURAS DURANTE E APÓS O PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646p100Palavras-chave:
Leitura, Biblioteca Ativa, Relato de Experiência, Afetividade, PandemiaResumo
Este artigo volta-se para a temática da importância de atividades de leitura no ambiente escolar com otimização do espaço da biblioteca. O objetivo foi evidenciar as atividades relacionadas à leitura na biblioteca, desenvolvidas durante e após a pandemia. Trata-se de um relato de experiências, com enfoque na relação pedagógica entre professor e aluno, em que foram registradas as atividades desenvolvidas entre os anos de 2020 e 2022, por meio do projeto institucional Biblioteca Ativa, numa Etec do Vale do Paraíba, no interior paulista. As atividades escolhidas para o relato foram realizadas nos formatos virtual, híbrido e presencial, sendo voltadas para leituras dirigidas, rodas de conversas, palestras e diálogo entre áreas distintas do conhecimento a partir de uma mesma obra literária. O embasamento teórico, utilizado para discussão dos dados, partiu dos apontamentos da proficiência em leitura pelo PISA (BRASIL, 2000), das considerações da BNCC (BRASIL, 2018) sobre a formação do leitor no Ensino Médio e das definições de Lourenço Filho (1946) sobre a relação biblioteca e ensino, bem como da relação aprendizagem e afetividade, postuladas por Leite e Tassoni (2000). Como considerações finais, evidenciamos que as atividades leitoras se mostraram como ferramentas importantes para aprimorar as habilidades desenvolvidas na escola, assim como são bons instrumentos para o trabalho com relações humanas, tão fragilizadas durante e até mesmo após a pandemia.