OS JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DO 2° GRAU: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646p111Palavras-chave:
Jogos matemáticos, Equações do 2o grau, Metodologia de ensino, Educação construtivistaResumo
O objetivo deste trabalho foi de analisar a validade do uso dos jogos matemáticos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem das equações do 2° grau e trazer elementos concretos que contribuam para facilitar o ensino das equações e consequentemente da aprendizagem da matemática. Tendo como foco a prática pedagógica sob orientação construtivista. Consideramos que neste trabalho foi possível sistematizar uma pesquisa com inspiração no que Carvalho e Gil-Perez (2001) denominaram de pesquisa didática. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso de observação direta, análise documental e no uso de aulas experimentais para o uso dos recursos estudados e que em alguns momentos denominamos essas aulas de oficina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mas também utilizamos gráficos para melhor explicitar os resultados obtidos. A pesquisa de campo foi desenvolvida com estudantes do 9° ano em uma Escola Municipal. A pesquisa foi realizada no período de três meses, realizamos dezoito oficinas. Seguindo com um diagnóstico e uma sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre equações. Já neste momento a investigação indicava que o modelo de ensino vivenciado estava próximo do que se considera linha tradicional de ensino. Em seguida e nos outros momentos foram utilizados além dos jogos, dinâmicas, músicas e vídeos que considerávamos pertinentes para o ensino das equações. Para verificar o resultado foi feita uma avaliação para averiguar os resultados dos procedimentos utilizados e comparar com os resultados do pré-teste. No final confirmamos a validade do trabalho pedagógico com dinâmicas diversas e, sobretudo com uso dos jogos. Portanto, os resultados foram satisfatórios mostrando um diferencial no resultado da aprendizagem dos alunos e foi possível constatar a construção de uma prática pedagógica com atividades lúdicas e diversificadas. Confirmando-as como estratégia didática e especialmente como ferramenta importante para o ensino das equações do 2° grau e para o ensino de outros assuntos de matemática.