NAVEGANDO ENTRE SILÊNCIOS - DESAFIOS DO AEE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024646p165Palavras-chave:
Atendimento especializado, Educação inclusiva, Desenvolvimento de habilidadesResumo
Este artigo descreve a experiência profissional no atendimento especializado a crianças surdas no Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES), em Teresina, PI, com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). O artigo enfatiza a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção de um ambiente inclusivo, no qual cada aluno é considerado individualmente, levando em conta suas potencialidades e seus desafios específicos. O objetivo geral do presente artigo é analisar estratégias utilizadas na articulação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos atendidos no CES. Visando atender a esse objetivo, foi elaborado este relato de experiência, alinhado ao eixo temático: Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva. Para compreender e discutir melhor os conceitos de AEE e Educação Especial, o aporte teórico foi baseado na ideia de autores de referência na área, tais como: Santos e Batista (2019), Perin (2010), Mendes (2002), entre outros. Além disso, o artigo detalha as atividades e metodologias aplicadas no CES, destacando o uso de estratégias lúdicas e interativas para o ensino da língua de sinais, visando a promoção da autonomia dos alunos. Assim, com uma abordagem didática, este relato oferece uma compreensão aprofundada do tema para professores, pais e pesquisadores, contribuindo para o aprimoramento contínuo das práticas educacionais no CES.