ARQUITETURA DE SOFTWARE PARA UM TIME DE FUTEBOL DE ROBÔS AUTÔNOMOS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024653p24Palavras-chave:
RoboCup, Arquitetura de Software, Robôs autônomos, FutebolResumo
A RoboCup tem o propósito de, em 2050, possuir um time de robôs humanoides totalmente autônomos capazes de jogar contra e derrotar a equipe campeã mundial de futebol humana. Entre suas diversas categorias, a SSL se destaca pelo fato de ser uma das mais populares e promover jogo dinâmico com robôs projetados eletrônica e mecanicamente para realizarem chutes e inteligência artificial para realizarem jogadas conjuntas, como passes, entre outras.
Este projeto tem por objetivo o estudo e o desenvolvimento prático de arquitetura de software a ser implementada na Inteligência Artificial de futebol de robôs. A arqui- tetura a ser concebida ao final do projeto visa alcançar aplicação em qualquer categoria de futebol de robôs, entretanto sua aplicação prática será feita na categoria F180 SSL (Small Size League), em linguagem de programação LabVIEW.
Além disso, o projeto irá abranger as nuances do Diagrama de Classes concomi- tante à arquitetura, utilizando a ferramenta UM