UM ESCRITURAR POR VIAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM FLANÊUR DOCENTE: CENAS DE IN/EXCLUSÃO NO COTIDIANO DE UM ESCOLAR COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024653p9Palavras-chave:
escolar autista, educação, inclusão, exclusão, pesquisa autobiográficaResumo
O artigo apresenta o “processo inclusivo” da paisagem da escola, sob o deslocamento in/exclusão de um escolar com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para dar linguagem a essa intensidade, toma-se como diretriz a pesquisa qualitativa, respaldados na pesquisa autobiográfica (Abrahão, Cunha, Bôas, 2018), tendo a experiência observacional como procedimento de escrita (Larrosa, 2014). Nesse sentido, o texto é alimentando por memórias (diário de bordo), objeto da investigação, numa propositura reflexiva, apresentando afetamentos que acompanharam os autores, em interlocução com o referencial teórico escolhido para o estudo (Veiga-Neto; Lopes, 2011; Lockmann, 2020; Piccolo, 2023). Ao final, aponta-se por meio de um discurso de inclusão, que as práticas pedagógicas da escola seguem movimentando mecanismos de exclusão que são normalizados e muitas vezes nem se quer são percebidos por seus agentes, resultando em condições desiguais entre os estudantes. E, que, a escrita autobiográfica, mais que uma aposta metodológica, permite a tomada de consciência enquanto ato formativo docente, na perspectiva de prática reflexiva.