CONCEPÇÃO, EVOLUÇÃO HISTÓRICA E NORMATIVA DO TEATRO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024653p148Palavras-chave:
Teatro, Instrumento Didático, Formação, CidadaniaResumo
Este artigo visa apresentar uma pesquisa bibliográfica em torno do tema o teatro na escola como um instrumento educacional para a formação de um cidadão crítico e participativo. Considera a trajetória histórica do teatro, sua chegada ao Brasil e a transformação em uma ferramenta pedagógica capaz de modificar o aluno, direciona para assumir uma postura diante de seus direitos e deveres civis e políticos dentro da sociedade. O teatro evoluiu assim como a civilização, passando de um método de veneração à natureza, deuses e heróis, para a transformação em espetáculo, dando origem a grandes evoluções cênicas. Atribuindo a mobilidade dos cenários expandindo o teatro pelo mundo todo. No Brasil o teatro teve início no período colonial com os fins de catequizar os índios. Começou a ter o devido reconhecimento por meio da arte quando o Ministério da Educação criou a Lei de Diretrizes e Base da educação em 1961 e 1971. Aderindo à arte como uma disciplina opcional nas escolas, ganhando espaços até a atual lei formalizar a Arte como disciplina obrigatória. Para compreender a importância do teatro na educação, fez-se necessário estudar as manifestações teatrais, evidenciadas desde a infância através de brincadeiras. Cabe ao educador usar de forma eficaz esse instrumento didático vinculado a valores culturais pré-estabelecidos nos alunos para formação de um futuro cidadão consciente e praticante.