PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA: APRENDER ENSINANDO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p74Palavras-chave:
Lógica, Programação, Robótica, Arduino, ComponentesResumo
O projeto de Aprendizagem Colaborativa extensionista Programação e Robótica foi desenvolvido para incentivar os alunos calouros do curso de Engenharia de Software da Catolica SC a aprender ensinando. Nos primeiros meses de aula os alunos aprenderam os conceitos e praticaram os fundamentos da programação com uma introdução a robótica por meio de placas arduino e simuladores de arduinos. Nesse contexto, os alunos aprenderam a programar pequenos projetos como construção de sinaleiros, sensores de movimento até o projeto semestral do robô seguidor de linha. Haja visto que a programação e a robótica são áreas do conhecimento que envolvem o uso de tecnologias inovadoras e relevantes para a resolução de problemas e a criação de projetos interativos, foi proposto aos alunos do curso que preparassem aulas e atividades para repassar o conhecimento adquirido a membros da comunidade que tivessem interesse em conhecer essa área tão promissora e tão interativa. O objetivo desse tema era mostrar a quem nunca teve a oportunidade, como é trabalhar e se divertir na área da computação. O setor de extensão do centro universitário Católica SC disponibilizou um edital com o link de inscrição ao projeto onde a comunidade se inscreveu e participou dessa aprendizagem, respondendo com dedicação aos 4 sábados letivos ofertados. Ao final do projeto a avaliação realizada pela comunidade chegou a 96% de aproveitamento segundo o NPS aplicado.