O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A VANTAGEM COMPETITIVA

Autores

  • Byanca Karoline Klemann
  • Gabriela Melchert
  • Regina Kammer
  • Rosangela Luçoli
  • Tayna Caroline dos Santos Kruger
  • Vanderleia Kons Vogel

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p111

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Gestão, Estratégias, Mercado

Resumo

Este estudo tem como objetivo destacar a importância do planejamento estratégico como diferencial para as empresas em um mercado desafiador, analisando estratégias e ações para obtenção de vantagem competitiva. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, foi aplicado uma entrevista semiestruturada realizada com o diretor da empresa em estudo. Foram analisadas as perspectivas e reflexões do entrevistado sobre o tema, buscando informações sobre as ações da empresa para se destacar diante dos concorrentes. Identificou-se que a empresa em estudo possui uma sólida experiência no setor que atua, e possui um planejamento estratégico abrangente. Destaca-se estratégias de marketing focadas na qualidade do atendimento, produtos e preços competitivos como parte do sucesso da empresa em conquistar vantagem competitiva. A atuação estratégica da empresa demonstrou alinhamento com os preceitos fundamentais do planejamento estratégico, incluindo a definição clara de missão, visão e valores. A análise de cenários e identificação de vantagens competitivas foram realizadas de forma consciente, contribuindo para o sucesso da empresa em um mercado dinâmico e competitivo.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Klemann, B. K. ., Melchert, G. ., Kammer, R. ., Luçoli, R. ., Kruger , T. C. dos S. ., & Vogel, V. K. . (2024). O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A VANTAGEM COMPETITIVA. Epitaya E-Books, 1(89), 111-123. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p111

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)