O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A VANTAGEM COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p111Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Gestão, Estratégias, MercadoResumo
Este estudo tem como objetivo destacar a importância do planejamento estratégico como diferencial para as empresas em um mercado desafiador, analisando estratégias e ações para obtenção de vantagem competitiva. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, foi aplicado uma entrevista semiestruturada realizada com o diretor da empresa em estudo. Foram analisadas as perspectivas e reflexões do entrevistado sobre o tema, buscando informações sobre as ações da empresa para se destacar diante dos concorrentes. Identificou-se que a empresa em estudo possui uma sólida experiência no setor que atua, e possui um planejamento estratégico abrangente. Destaca-se estratégias de marketing focadas na qualidade do atendimento, produtos e preços competitivos como parte do sucesso da empresa em conquistar vantagem competitiva. A atuação estratégica da empresa demonstrou alinhamento com os preceitos fundamentais do planejamento estratégico, incluindo a definição clara de missão, visão e valores. A análise de cenários e identificação de vantagens competitivas foram realizadas de forma consciente, contribuindo para o sucesso da empresa em um mercado dinâmico e competitivo.