PROJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CIDADES INCLUSIVAS

Autores

  • Marianne Medeiros Gomes
  • Beatriz Massutti Gomez
  • Letícia Tabosa Monteiro da Silva
  • Victoria Rodrigues de Lemos Abreu

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p124

Palavras-chave:

Cidades inclusivas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Urbanismo, Sustentabilidade, Memorial de Conscientização

Resumo

O Manifesto e Guia transformador para Cidades Inclusivas é um projeto pautado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #11 (ODS11) da ONU que consiste em “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Foi realizado por meio do Projeto de Aprendizagem Colaborativa do 2° semestre de 2020 conduzido pela professora Marianne Medeiros Gomes, e teve como objetivo elucidar a busca por uma Cidade Inclusiva, bem como pesquisar e discutir os atores das urbes atuais e o papel do arquiteto e urbanista. O objeto de estudo foi a cidade de Joinville, através da divisão em dez eixos temáticos, sendo estes: Acessibilidade; Clima; Educação; História; Imigrantes; Mobilidade; Morada; Participação; Preconceito; Sustentabilidade. A atividade consistiu de três etapas, sendo a primeira a formação de conceitos através da metodologia Peer Instruction, a segunda etapa o levantamento de dados urbanos para a produção de mapas diagnósticos e análises críticas, e a terceira etapa o desenvolvimento conceitual de um Memorial de Conscientização de cada eixo. O produto final resultou em um manifesto de formato digital público, onde constam as produções textuais sobre os eixos, diagramas definidores, mapeamento georreferenciado e análise urbana, e as propostas dos Memoriais de Conscientização a favor de uma Joinville Inclusiva. O projeto foi concluído com a apresentação do manifesto em um evento online com a presença de representantes da ONU Habitat e do grupo de pesquisa de acessibilidade urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no ano de 2021 foi selecionado para mostra internacional do Congresso Mundial de Arquitetos promovido pelo UIA - União Internacional de Arquitetos.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Gomes, M. M. ., Gomez, B. M. ., Silva, L. T. M. da ., & Abreu, V. R. de L. . (2024). PROJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CIDADES INCLUSIVAS. Epitaya E-Books, 1(89), 124-141. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p124

Edição

Seção

Capítulo de Livro