IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DA CONSTRUÇÃO NA E.E.B. PRES. MÉDICI E SUGESTÕES DE TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024684p142Palavras-chave:
Manifestações Patológicas, Patologias, Projeto de Extensão, Engenharia CivilResumo
Os problemas patológicos ocorrem a partir de um processo construtivo, o qual se divide em cinco grandes etapas: planejamento, projetos, fabricação de materiais e componentes/aquisição, produção/execução propriamente dita, e uso (manutenção e operação). A falta de análise técnica nas edificações pode gerar baixo desempenho, comprometer a durabilidade e a segurança da comunidade. Este relato de projeto de atividade colaborativa extensionista tem como objetivo promover a interação dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil com a comunidade, buscando identificar as manifestações patológicas das construções na Escola de Educação Básica Presidente Médici e propor sugestões de tratamento. O desenvolvimento do projeto aconteceu por meio da investigação de cinco áreas da escola: fachada frontal, rampa de acesso, caixa de água elevada, quadras externas e fachadas externas do auditório. As principais manifestações patológicas encontradas foram: fissuras, trincas e aberturas; corrosão da armadura em pilares; formação de bolor e mofos e infiltrações. Foram realizadas sugestões de tratamento baseadas em referencial teórico, pois a manutenção das estruturas físicas de uma escola é de importância relevante para toda a comunidade. O contato dos acadêmicos com problemas reais da sociedade faz com que os mesmos percebessem a importância do estudo e de sua futura profissão, valorizando desta forma as iniciativas extensionistas.

