LEITURA LITERÁRIA: ABRAÇO QUE ACOLHE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p143Palavras-chave:
Leitura literária, Pandemia, Desafios, ExperiênciaResumo
Esse trabalho se trata de um relato de experiência cujo objetivo é registrar como se deu a prática literária da Escola Municipal Bom Pastor, (doravante EMBP) da cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, nas turmas do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental, durante o tempo de pandemia correspondentes aos anos letivos de 2020 e 2021. Período este em que o mundo foi assolado pelo Covid-19 e que acarretou uma série de mudanças drásticas em todos os setores da sociedade. Nas escolas, a mudança que mais impactou foi a realização do trabalho remoto, e dentre muitos desafios deparamos com o de dar continuidade ao projeto literário da EMBP, que faz parte das colunas de nosso projeto político pedagógico e principalmente de nossas práxis pedagógica. A trajetória metodológica, de vertente qualitativa, foi guiada pela análise de registros produzidos pela pedagoga (que é a autora deste capítulo) e professoras da escola durante este período. Apesar das dificuldades encontradas destacam-se como pontos positivos a prática de atividades literárias e o envio de livros de literatura para a casa de todas as crianças matriculadas na EMBP, podendo assim dizer que a escola conseguiu levar às crianças e também às famílias um abraço acolhedor por meio da leitura.