COMO ENSINAR ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ORTOGRAFIA

Autores

  • Marta Rozângela Mattos Borges

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024738

Palavras-chave:

Português, Ortografia, Educação, Dificuldade de aprendizagem

Resumo

O propo?sito deste livro esta? ligado a?s situac?o?es difi?ceis encontradas pelos educandos no que se refere a?s questo?es de grafia de certas palavras, principalmente aquelas que te?m sua corresponde?ncia letra/som irregulares. Visando a esclarecer e a revelar as dificuldades ortogra?ficas, ve?-se a elabo- rac?a?o deste trabalho como algo que, em nossa formac?a?o profissional, seja significativo.

Para entender melhor a funcionalidade da li?ngua escrita foi anali- sada a formac?a?o ortogra?fica, porque e? relevante citar a evoluc?a?o da escrita para compreender o processo da mudanc?a da li?ngua para saber ate? que ponto os erros de grafia podem ser vistos de maneira “certa” ou “errada”.

Muitos professores sentem-se inseguros ao cobrarem a ortogra- fia de seus alunos devido a? falta de conhecimento necessa?rio para faze?-lo. Diante dessa problema?tica encontrada em nossa educac?a?o, faz-se neces- sa?rio um trabalho de investigac?a?o a fim de possibilitar alternativas para que o professor tenha e?xito na tarefa de ensinar ortografia.

O termo ortografia, segundo Joa?o Grave e Coelho Neto (apud Mo- rais 2002, p.7), designa a “arte de escrever corretamente as palavras de uma li?ngua”. O “erro” na grafia, por sua vez, faz parte do processo de apren- dizagem da li?ngua escrita e, se persistente e sistematizado, pode prejudicar a comunicac?a?o e a compreensa?o da leitura.

A a?rea de estudo para o desenvolvimento deste trabalho foi a Es- cola Municipal Edson Andre? de Aguiar, Cidade Ocidental, Goia?s, com alunos do Ensino Fundamental II, 8° anos, matutino com intuito de coletar dados realizados pelos alunos e professores observar as principais dificuldades ortogra?ficas encontradas. Nesse primeiro momento do trabalho sera? feito a fundamentac?a?o teo?rica, abordando a ortografia no contexto geral e as difi- culdades enfrentadas pelos alunos, no segundo momento sera? realizado a metodologia, os resultados e a discussa?o desta pesquisa propondo alterna- tivas que visem melhorar essa expectativa.

Para tanto, sera? possi?vel analisar o uso da ortografia e suas dificul- dades encontradas na infa?ncia e o ensino fundamental, assim como obser- var a importa?ncia da ortografia e seus fundamentos; entender a convenc?a?o ortogra?fica e suas influe?ncias para o Brasil; verificar as interfere?ncias da oralidade com relac?a?o a escrita e constatar as dificuldades encontradas pe- los alunos na grafia.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Borges, M. R. M. (2024). COMO ENSINAR ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ORTOGRAFIA. Epitaya E-Books, 1(93), 1-84. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024738

Edição

Seção

E-book Completo