HISTÓRIAS E CONTOS DA VIDA NO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p7Palavras-chave:
Histórias, Contos da vida, Pedagogia da TerraResumo
A leitura é responsável por colaborar, de forma significativa, com a formação do sujeito em sua totalidade; assim, nessa perspectiva, a criança ao ler um livro de histórias amplia suas dimensões de mundo, seus significados e interpretações. Essas abstrações produzidas pelos sujeitos aprendentes devem ser exploradas e apreciadas por seus mediadores, cuja premissa é facilitar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aprendiz.
Com isso, as histórias devem ser sedutoras, fascinantes, envolventes e comoventes, propiciando aos educandos/educandas a construção de fantasias e sonhos que os instrumentalizem a mudanças sociais que tenham como resultado a melhoria de sua existência e daqueles (as) que os (as) cercam.
Desse modo, inspirado nessas premissas, foi elaborada a proposta de- nominada “Histórias e Contos da Vida no Campo”, como requisito obrigatório para conclusão do 5o módulo do curso de pedagogia da UNISUAM, que objetiva, por meio de um capítulo de cunho didático, elaborar estratégias pedagógicas que possibilitem aos alunos e alunas das áreas rurais a compreensão do ciclo de produção dos alimentos produzidos no campo, desde o plantio até o consumo ocorrido na cidade, esclarecendo assim a importância da produção rural para a área urbana.

