O PROCESSO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Olivia Santos de Araújo Centro Universitário Augusto Motta
  • Beatriz Motta dos Santos Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p35

Palavras-chave:

Ensino da metemática, Pedagogia da Terra, Pedagogia

Resumo

A Constituição Federal, em seu art. 205, afirma: “A Educação é direito de todos e dever do Estado” (Brasil, 1988); nesse sentido, torna-se necessário pensar em estruturas educativas que atendam ao “todo”, conforme definido pela Carta Magna, sendo os espaços de formação universitária um ambiente adequado para esse fim.

Entretanto, a escola, diferentemente do proposto no artigo citado, exerce uma função marcante na perpetuação de uma estrutura social hierárquica, com vastas desigualdades em relação à classe, ao gênero e à raça. Para Apple (2001), os sistemas culturais e educacionais são elementos fundamentais para a manutenção das relações de dominação e exploração existentes na sociedade.

Sob essa ótica, as autoras elaboraram uma proposta de ensino, voltada para a educação do campo, com destaque para a disciplina de matemática, levando em conta o contexto em que vivem os habitantes das zonas rurais, cuja premissa é minimizar o déficit educacional vivenciado pelos alunos e alunas dessas áreas.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Araújo, O. S. de ., & Santos, B. M. dos . (2025). O PROCESSO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Epitaya E-Books, 1(96), 35-44. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p35

Edição

Seção

Capítulo de Livro