O PROCESSO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025707p35Palavras-chave:
Ensino da metemática, Pedagogia da Terra, PedagogiaResumo
A Constituição Federal, em seu art. 205, afirma: “A Educação é direito de todos e dever do Estado” (Brasil, 1988); nesse sentido, torna-se necessário pensar em estruturas educativas que atendam ao “todo”, conforme definido pela Carta Magna, sendo os espaços de formação universitária um ambiente adequado para esse fim.
Entretanto, a escola, diferentemente do proposto no artigo citado, exerce uma função marcante na perpetuação de uma estrutura social hierárquica, com vastas desigualdades em relação à classe, ao gênero e à raça. Para Apple (2001), os sistemas culturais e educacionais são elementos fundamentais para a manutenção das relações de dominação e exploração existentes na sociedade.
Sob essa ótica, as autoras elaboraram uma proposta de ensino, voltada para a educação do campo, com destaque para a disciplina de matemática, levando em conta o contexto em que vivem os habitantes das zonas rurais, cuja premissa é minimizar o déficit educacional vivenciado pelos alunos e alunas dessas áreas.

