TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO: REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p7Palavras-chave:
Tecnologias Emergentes, Ensino, Oriente MédioResumo
Este trabalho buscou investigar o impacto da integração de tecnologias emergentes no ensino da história e cultura do Oriente Médio em ambientes educacionais. Diante do reconhecido desafio de despertar o interesse dos alunos por regiões geográficas e culturais distantes de suas realidades cotidianas, o objetivo geral deste projeto foi avaliar como o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras poderia enriquecer o aprendizado e fomentar uma compreensão sobre o Oriente Médio. O desenvolvimento do projeto envolveu a aplicação de uma metodologia que combinou a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, oriundos de questionários aplicados a alunos e professores, com o intuito de capturar suas experiências, percepções e o grau de engajamento proporcionado pelo uso de tecnologias na exploração do conteúdo proposto. O estudo também contemplou a implementação de recursos tecnológicos variados, como plataformas de aprendizagem interativa e ferramentas digitais de colaboração, para mediar o estudo da história e cultura do Oriente Médio. As considerações finais destacam a eficácia da integração de tecnologias no processo educacional, evidenciada pelo aumento do interesse e conhecimento dos alunos sobre o Oriente Médio. Foi observado que o emprego de recursos tecnológicos, não somente facilitou o acesso a informações diversificadas e autênticas sobre a região estudada, mas também promoveu uma maior interatividade e participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados apontam para a importância de superar barreiras existentes na adoção de tecnologias educacionais, como a necessidade de formação específica para educadores e a melhoria da infraestrutura tecnológica nas escolas. Este estudo contribui para o campo da educação ao demonstrar que a incorporação consciente e estratégica de tecnologias no ensino de conteúdos culturais e históricos pode resultar em experiências de aprendizagem enriquecedoras, estimulando o interesse e a curiosidade dos alunos por conhecer e entender culturas diferentes da sua. Encoraja-se, portanto, a continuação da pesquisa e desenvolvimento de práticas pedagógicas que integrem as tecnologias emergentes de forma a tornar o aprendizado mais relevante e atraente para os estudantes de hoje.