METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

  • Ocimara Martins de Angelo Nascimento Must University
  • Tássio José da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p28

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Aprendizagem, Projeto, Protagonismo, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo visa discutir a relevância da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma experiência educacional significativa, incorporando tecnologias digitais. Utilizando pesquisa bibliográfica como metodologia, exploramos como a ABP, ao privilegiar o interesse e conhecimento dos alunos, proporciona aprendizagem significativa. O estudo destaca a importância da metodologia ativa, que potencializa aprendizagens e contribui para o protagonismo do estudante. A clareza nos objetivos e o envolvimento dos alunos são essenciais nessa abordagem, exigindo dos educadores uma postura mediadora e flexibilidade durante o desenvolvimento do projeto. A integração da aprendizagem baseada em projetos com tecnologia digital, conforme indicado por estudiosos, pode aprimorar o processo educacional, elevando a qualidade da Educação. Atualmente, a sociedade demanda uma educação que prepare os alunos para enfrentar novas situações diariamente, adotando novas formas de pensar e práticas pedagógicas que incorporem as tecnologias digitais. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem pedagógica inovadora para atender a essas demandas, enfatizando a sinergia entre ABP e tecnologia digital como catalisadores para uma educação de qualidade.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Nascimento , O. M. de A. ., & Silva , T. J. da . (2025). METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS . Epitaya E-Books, 1(95), 28-44. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p28

Edição

Seção

Capítulo de Livro