AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO: OS DESAFIOS DE SE MANTER O INTERESSE DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p63Palavras-chave:
Educação, Ensino Híbrido, Ambiente de AprendizagemResumo
O presente trabalho busca refletir sobre um fator apontado por professores da educação básica como causador do baixo rendimento escolar dos alunos e a baixa adesão destes nas ações desenvolvidas pelos professores entendido como ausência de engajamento e efetiva participação destes nas atividades propostas, a motivação. Para esta reflexão partimos das considerações de Boruchovitch sobre o entendimento do conceito de motivação, complementadas por autores como Tapia e Campos que abordam a motivação no ambiente escolar. Essa abordagem sobre a motivação e seu papel crucial no desenvolvimento de aprendizagens significativas é seguido de considerações sobre o entendimento de ambientes de aprendizagem aqui focado no ambiente escolar tradicional e sua imersão no ensino online, especificamente na modalidade híbrida, ação catalisada pela ocorrência da Covid 19 e que irá requerer do ambiente escolar uma reestruturação para atender as demandas de aprendizagem em um período onde o convívio social na escola não era possível. Esse pois é um trabalho de revisão bibliográfica na qual as considerações acerca de motivação e atuação em distintos ambientes de aprendizagem tomam como base a experiencia em sala de aula e da qual se pode concluir que o quadro de desmotivação de nossos alunos estende-se também aos nossos professores e a análise final nos leva a concluir que este quadro é passível de reversão quando o ambiente escolar se propor aberto para novas e estimulantes metodologias, dentre as quais se insere o ensino híbrido e o uso de estratégias de ensino mediada por tecnologias.