TECNOLOGIAS DIGITAIS: O USO DA ABORDAGEM TECNOLÓGICA EM FAVOR DA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p95Palavras-chave:
Cultura Digital, Tecnologias Digitais, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem Significativa, Educação digitalResumo
A educação contemporânea enfrenta o desafio de adaptar-se aos avanços tecnológicos, o que demanda novas competências e habilidades para garantir o desenvolvimento integral dos indivíduos e a promoção da cidadania. O presente estudo investiga como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) podem favorecer e auxiliar processos formativos na Educação Infantil. A pesquisa está alicerçada na seguinte questão: como a implementação da Cultura Digital pode transformar o ensino tradicional, ainda prevalente nas escolas, em um modelo que potencialize a reflexão e a adaptação à realidade digital? Focalizou- se como objetivo geral, contextualizar de que forma o uso de Tecnologias Digitais pode favorecer o desenvolvimento de autonomias na Educação Infantil. Os objetivos específicos incluem: i) abordar a educação digital na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); ii) conceituar a Cultura Digital e demonstrar seu papel como Competência Geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e; iii) relacionar o uso das Tecnologias Digitais com o desenvolvimento de autonomias na Educação Infantil. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa se derivou de varreduras documentais e bibliográficas, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, além de um marco teórico pertinente ao tema. Conclui-se que a Cultura Digital emerge como um conceito crucial, propondo a ruptura com métodos tradicionais através da atualização tecnológica nos currículos escolares. Nessa seara, nota-se que a incorporação das Tecnologias Digitais na Educação Infantil não só enriquece o processo de ensino- aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e pensamento criativo das crianças.