CONSTRUÇÃO CIVIL COM ÊNFASE EM REPARO DE PISCINA EM ALVENARIA DEMONSTRADO EM UM ESTUDO DE CASO PRÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p9Palavras-chave:
Piscina, Reparos, ImpermeabilizaçãoResumo
O presente projeto tem como foco principal apresentar e demonstrar a maneira correta e eficaz para reparar piscina em alvenaria, cujo apresenta vazamentos e infiltrações em forma prática de um estudo de caso. O objeto é uma piscina em alvenaria localizada no município de Tarauacá – Acre, que por motivos éticos profissionais não será revelado o proprietário, com as seguintes dimensões originais antes de qualquer intervenção: Comprimento de 12,00 m, largura de 8,00 m, altura 01 de 1,47 m e altura 02 (parte do ralo) 1,50 m, tendo assim 0,25 % de inclinação, corriqueiramente conhecido como “0,25% de queda”. Os procedimentos realizados são resumidos praticamente em 04 etapas:
- Mapeamento dos danos presente na piscina, determinando “causa, origem e mecanismo das manifestação patológicas” (HELENE[1] 1992);
- Execução dos reparos para retirar os danos existentes;
- Teste para atestar a funcionalidade dos serviços realizados conforme o item 5.6 da NBR 9574[2]:
Após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado ensaio de estanqueidade com água limpa, com duração mínima de 72 h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado.
- Garantia dos serviços concluídos, conforme a NBR 15575-1[3] “no mínimo 05 anos de garantia contra a estanqueidade”.
Contudo é discriminado os materiais utilizados, processos realizados e os ressuados obtidos, tanto estéticos como na sua funcionalidade e eficiência.