METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Vanessa da Silva Xavier Ivy Enber Christian University
  • Kátia Michels Ghisi Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p89

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Especial, Inclusão

Resumo

A Educação Inclusiva é um assunto que deve ser abordado e estudado abrangentemente para qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem no Brasil. O presente artigo desenvolveu um estudo bibliográfico de autores que estudaram a importância das metodologias ativas, aquelas que colocam o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo a participação autônoma e a construção do conhecimento de forma significativa. Todos os estudantes são indivíduos únicos e protagonistas de suas vivências e experiências em cada fase de sua escolarização e não seria diferente com os alunos que são públicos da educação especial. A pesquisa foi pautada em uma abordagem de método qualitativo, partindo dos conceitos de educação especial e metodologias ativas. Sendo edificada em pesquisa bibliográfica, analisando a legislação que respalda o direito à educação inclusiva e demais obras que tratam sobre o assunto.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Xavier , V. da S. ., & Ghisi , . K. M. . (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES . Epitaya E-Books, 1(97), 89-102. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p89

Edição

Seção

Capítulo de Livro