METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025806p89Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação Especial, InclusãoResumo
A Educação Inclusiva é um assunto que deve ser abordado e estudado abrangentemente para qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem no Brasil. O presente artigo desenvolveu um estudo bibliográfico de autores que estudaram a importância das metodologias ativas, aquelas que colocam o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo a participação autônoma e a construção do conhecimento de forma significativa. Todos os estudantes são indivíduos únicos e protagonistas de suas vivências e experiências em cada fase de sua escolarização e não seria diferente com os alunos que são públicos da educação especial. A pesquisa foi pautada em uma abordagem de método qualitativo, partindo dos conceitos de educação especial e metodologias ativas. Sendo edificada em pesquisa bibliográfica, analisando a legislação que respalda o direito à educação inclusiva e demais obras que tratam sobre o assunto.