PROGRAMA GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL DE VERDELÂNDIA NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO NOVO DESTINO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p75Palavras-chave:
PROGRAMA GOIÁS TEC, COLÉGIO ESTADUAL DE VERDELÂNDIA, MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO NOVO DESTINOResumo
A tecnologia de informac?a?o e comunicac?a?o mudaram definitivamente como as pessoas trabalham, estudam e se comunicam. Com o avanc?o tecnolo?gico, a educac?a?o teve que acompanhar esse caminho, pois o modelo tradicional se tornou obsoleto e para atrair o interesse dos estudantes, foi preciso mudar a postura e contribuir para a transformac?a?o. Os alunos hoje, pertencem a gerac?a?o Z e Alpha. Isso significa que eles cresceram ou ja? nasceram com a tecnologia em ma?os, sendo assim o grande desafio no que diz respeito a? educac?a?o, e? o professor utilizar ferramentas digitais e direciona?-las para o aprendizado. No ano de 2020 no estado de Goia?s surgiu o programa Goia?s Tec – Ensino Me?dio ao alcance de todos, que mediada por tecnologia passou a levar o ensino me?dio para zonas rurais e regio?es de difi?cil acesso ou com demanda reprimida de professores habilitados. A pesquisa serviu para verificar se o programa prepara os alunos para o ensino me?dio em Cole?gio Estadual do povoado de Verdela?ndia, no munici?pio de Santa Rita do Novo Destino. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliogra?fica e a ana?lise documental quantitativa e qualitativa nos anos de 2018, antes do Goia?s Tec, 2020, no ano de implantac?a?o do programa e o ano de 2023 no SIGE, que e? um sistema de gesta?o escolar. Como resultado foi possi?vel verificar uma evoluc?a?o na quantidade de alunos de 500%, o fim da evasa?o escolar, continuidade do estudo no Ensino Me?dio, a democratizac?a?o da educac?a?o e a universalizac?a?o do ensino me?dio.