O PROJETO GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p151Palavras-chave:
Tecnologia, Aprendizagem, Letramentos, Goiás Tec, Ensino MédioResumo
As tecnologias digitais e seus avanços constantes trouxeram mudanças consideráveis para muitos setores da vida humana, desde as formas de produção socioculturais quanto para a maneira como o ser humano se comunica e participa da sociedade. A educação foi um dos campos sociais mais impactados por essas transformações. As novas linguagens baseadas nas mídias transformaram o conceito de letramento, não bastando apenas saber ler, escrever e interpretar um texto. É preciso, para ser considerado letrado digitalmente, possuir uma série de habilidades novas, que surgem com os processos inerentes ao universo digital e a aprendizagem se vale de diversos novos caminhos para acontecer. O objetivo central da presente pesquisa foi compreender se o aprendizado dos estudantes que estão em turmas mediadas por tecnologia é de alguma maneira, superior ao aprendizado dos estudantes que estão em turmas regulares, regidas por professores da maneira tradicional e foi realizada numa escola estadual do município de Goianêsia, onde há a aplicação de um tipo de escolarização baseada em tecnologia, o Programa Goiás Tec, em que as aulas sa?o transmitidas online de um estúdio situado em Goiânia e os estudantes assistem às aulas de forma presencial, na escola, por meio da Internet. Para trazer luz aos questionamentos investigados, foram utilizados autores como Prensky (2001), Kenski (2007), Vergara (2007), Palfrey (2008,2011) entre outros, que abordam os processos educacionais em tempos informacionais e como a tecnologia afeta o aprendizado e a prática docente. Foram aplicados questionários para os estudantes e para os mediadores desta escola, a fim de compreender as impressões destes atores quanto à maneira diferente de estudar. De modo geral, os estudantes possuem familiaridade com as tecnologias, mas não se adaptaram muito bem ao aprendizado com os professores distantes, mesmo que apontando benefícios na disponibilidade das aulas, que ficam gravadas em um repositório do programa no site do Youtube. Quanto aos mediadores, estes possuem formação específica para lidar com as tecnologias, segundo apontam as respostas coletadas no questionário.

