A INFLUÊNCIA DAS TDICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025844p223Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Educação, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
O aumento do número de casos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é uma realidade global, impulsionada por avanços na avaliação, maior conscientização e mudanças nos critérios desta. Esse fenômeno traz desafios significativos para as instituições educacionais, que precisam se adaptar para atender às necessidades diversas desses alunos. Nesse contexto, é imprescindível uma abordagem inclusiva e personalizada na educação de crianças com TEA, ressaltando a necessidade de superar estigmas e promover a compreensão da diversidade no espectro autista. Além disso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possuem um papel crucial na educação dessas crianças, fornecendo ferramentas que podem facilitar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência da utilização das tecnologias digitais na educação de crianças com TEA, avaliando os benefícios e desafios da utilização das TDICs, assim como elencar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA, tais como Proloquo2Go, ABA Flash Cards e Games, ABC Autismo, e Terapia Cognitiva e de Linguagem MITA. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, quanto à técnica da coleta de dados, foi empregada uma revisão bibliográfica, utilizando-se de artigos de referência e fundamentados. Ao final deste estudo, conclui-se que ao adotar uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, e ao aproveitar o potencial das TDICs, podemos criar ambientes educacionais mais inclusivos e eficazes para crianças com TEA, capacitando-as a alcançar seu pleno potencial e participar plenamente da sociedade. Essa pesquisa reforça o compromisso contínuo de promover uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa para todos.

