PSICOMOTRICIDADE NA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 3 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p21Palavras-chave:
Creche. Coordenação Visomotora. Mãos. Preensão.Resumo
A Psicomotricidade vem ganhando espaço na atualidade de maneira preventiva e reeducativa do desenvolvimento humano. Atentou-se nesta pesquisa à coordenação motora fina e visomotora em crianças de 0 a 3 anos de idade pelo valor de alta função que as mãos exercem no corpo permitindo a elas a análise e descoberta do mundo exterior bem como o conhecimento íntimo do próprio corpo, pois exercita os pequenos músculos através de movimentos precisos e delicados. Visando a esse aspecto, teve-se como objetivo analisar como a psicomotricidade, mais especificamente a coordenação motora fina e visomotora em crianças de 0 a 3 anos de idade, contribuirá para o desenvolvimento motor e cognitivo no decorrer da aprendizagem. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada de fevereiro a novembro de 2013 em duas Creches em um município do interior paulista, sendo uma pertencente ao sistema privado e outra ao sistema público municipal, através de anotações em diário de campo e, posteriormente, fez-se a análise dos registros fotográficos em estímulos psicomotores e aplicou-se questionário avaliativo junto aos professores. As observações constataram que estímulos motores finos precoces são a base do processo educacional e quando bem trabalhados melhoram a preensão da pinça trípude, não importando o tipo de sistema (público ou privado), e sim a valorização da importância em se trabalhar estímulos visomotores e de coordenação motora fina dentro da Creche.