EDUCAR É VOAR: DA TERRA DO CEARÁ ÀS ASAS DO SABER

Autores

  • Francisca Sâmia Xavier Fortunato CBNB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p193

Palavras-chave:

Memorial, Educar, Trajetória

Resumo

Neste capítulo, Franciska Sâmia Xavier Fortunato compartilha sua emocionante trajetória de vida, desde a infância simples no sertão do Ceará até sua atuação como educadora na Força Aérea Brasileira. Filha de agricultores, cresceu em uma casa de barro, cercada por dificuldades, mas movida pela fé, pela força dos pais e pelo sonho de mudar de vida por meio da educação.

Superando obstáculos como a falta de energia elétrica e a distância até a escola, Sâmia não apenas estudou com dedicação, como também alfabetizou seus pais ainda na adolescência. Foi a primeira da família a concluir o ensino médio, junto com a irmã, e ambas se mudaram para a capital em busca da universidade. Aprovada em Letras em uma universidade federal, conciliou estudos e trabalho, participou de projetos acadêmicos e publicou artigo internacional, consolidando sua paixão pelo ensino.

Após a graduação, ingressou como militar temporária na Força Aérea Brasileira e foi designada para o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Ali, assumiu desafios na gestão escolar e fortaleceu seu compromisso com uma educação transformadora, alinhada aos valores da FAB. A experiência militar não apenas ampliou suas competências, como também possibilitou momentos marcantes, como levar seus pais em um avião pela primeira vez.

Sâmia encerra seu relato com gratidão pelas oportunidades conquistadas e reforça a educação como instrumento de libertação e transformação. Sua história é um testemunho de resiliência, amor pelas raízes e dedicação ao ensino como missão de vida. Para ela, educar é voar – e seu maior desejo é que cada aluno também descubra suas próprias asas para alçar voos cada vez mais altos.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Fortunato, F. S. X. . (2025). EDUCAR É VOAR: DA TERRA DO CEARÁ ÀS ASAS DO SABER. Epitaya E-Books, 1(102), 193-202. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025837p193

Edição

Seção

Capítulo de Livro