ESTUDO DA ARTE: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA – PROVA BRASIL 2013 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p31Palavras-chave:
avaliação em larga escala, prova Brasil, Ensino Fundamental IResumo
o presente trabalho expõe sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC, mais conhecida como Prova Brasil, como política de avaliação em larga escala, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O objetivo deste trabalho é desvendar e examinar o conhecimento já elaborado sobre Prova Brasil, no período de 2013 a 2017, por meio dos resumos das Dissertações e Teses. Para isso, o trabalho se deu por meio do buscador – Banco de Teses e Dissertações da Capes, trata-se de pesquisa qualitativa-quantitativa que teve como foco a análise dos resumos dos trabalhos referentes à palavra chave: Prova brasil. Os resultados da pesquisa identificam três categorias principais de produção acadêmica voltadas para as concepções em torno da Prova Brasil. A primeira delas é composta por pesquisas que investigam as avaliações em larga escala de forma crítica apontando os aspectos reguladores do sistema e do Estado ao ponto de muitos negarem sua necessidade. Um segundo grupo, composto, principalmente pelos propositores de modelos avaliativos em larga escala, apresentam estudos voltados para o desenvolvimento de métodos e técnicas de avaliação, sem muita preocupação com as críticas políticas e sociais indicando o potencial das avaliações em larga escala na busca pela qualidade da educação. O terceiro grupo, apresenta características dos outros dois. Ao analisarem os instrumentos, processos e resultados, apresentam um conjunto de críticas, muito próximas do primeiro grupo apresentado, mas, também, percebem potenciais oriundo dos processos de avaliação em larga escala. Este grupo não faz apologia as avaliações, mas também não negam sua importância no cenário educacional atual.