PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LINGUAGEM EaD POR ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p44Palavras-chave:
Educação a distância, Produção de material didático, Formação de professoresResumo
Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com a disciplina “Fundamentos e Práticas em Educação a Distância”, ofertada no curso presencial de Pedagogia (UNIR, campus de Ji-Paraná). Os discentes foram divididos em oito grupos para desenvolver um projeto de produção de material didático para EaD. A escrita do material didático foi realizada por meio de oficinas. Os alunos exerceram o papel de tutor de um colega, visando a aprendizagem da mediação no processo de educação a distância e utilização da Plataforma Moodle. Os materiais produzidos pelos grupos abordaram temáticas diversas, tais como: características culturais de grupos específicos; apelo ao consumismo existente na mídia; importância da alimentação saudável, animais em extinção e violência sexual contra crianças. Várias habilidades foram exercitadas pelos discentes ao longo do projeto: manuseio de recursos tecnológicos, capacidades da expressão oral e escrita, planejamento, elaboração de estratégias de ensino, trabalho em grupo e respeito às diferenças. Esta experiência reforça o entendimento de que é viável associar características do ensino presencial com aquelas do ensino a distância. Desenvolvimento de projetos, participação em oficinas, elaboração de material didático, simulação de situações profissionais são estratégias de construção do saber-pedagógico que favorecem uma redução significativa da distância existente entre teoria e prática, possibilitando uma melhor formação aos futuros educadores.