PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LINGUAGEM EaD POR ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Patrícia Soares de Maria de Medeiros Universidade Federal de Rondônia -UNIR

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p44

Palavras-chave:

Educação a distância, Produção de material didático, Formação de professores

Resumo

Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com a disciplina “Fundamentos e Práticas em Educação a Distância”, ofertada no curso presencial de Pedagogia (UNIR, campus de Ji-Paraná). Os discentes foram divididos em oito grupos para desenvolver um projeto de produção de material didático para EaD. A escrita do material didático foi realizada por meio de oficinas. Os alunos exerceram o papel de tutor de um colega, visando a aprendizagem da mediação no processo de educação a distância e utilização da Plataforma Moodle. Os materiais produzidos pelos grupos abordaram temáticas diversas, tais como: características culturais de grupos específicos; apelo ao consumismo existente na mídia; importância da alimentação saudável, animais em extinção e violência sexual contra crianças. Várias habilidades foram exercitadas pelos discentes ao longo do projeto: manuseio de recursos tecnológicos, capacidades da expressão oral e escrita, planejamento, elaboração de estratégias de ensino, trabalho em grupo e respeito às diferenças. Esta experiência reforça o entendimento de que é viável associar características do ensino presencial com aquelas do ensino a distância. Desenvolvimento de projetos, participação em oficinas, elaboração de material didático, simulação de situações profissionais são estratégias de construção do saber-pedagógico que favorecem uma redução significativa da distância existente entre teoria e prática, possibilitando uma melhor formação aos futuros educadores.

 

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Soares de Maria de Medeiros, P. (2021). PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LINGUAGEM EaD POR ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA . Epitaya E-Books, 1(3), 44-52. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p44

Edição

Seção

Capítulo de Livro