ANÁLISE LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: NO TOCANTE DA TECNOLOGIA DIGITAL, LINGUA (GEM) NA HIPERMIDIA, NOVOS (MULTI) LETRAMENTOS E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p53Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Análise Linguística, Gêneros textuais, Base Nacional Comum CurricularResumo
A presente pesquisa aponta diferentes apontamentos na didática, no tocante da “análise linguística” (AL). Abordando que ao ensino de AL é primordial no ensino de língua Portuguesa (LP). Como atividade que voga a leitura, escrita e oralidade, e de possibilitar visão sobre fenômenos gramaticais, textuais e discursivas, além de capacitar o sujeito a compreender a utilização dos recursos linguísticos e o uso nos variados gêneros textuais. Com o objetivo geral investigar com a prática da AL é apontada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) O trabalho tem como o suporte teórico seja abordado em ambiente educativo, com adoção dos gêneros discursivos, enquanto objeto no processo de ensino aprendizagem de LP. Para esse estudo relacionado a teoria-prática, filiamos uma pesquisa qualitativa, realizada com o instrumento revisão bibliográfica de cunho explorativo com base nos autores como. Os resultados a essa metodologia, as Diretrizes Curriculares orientam a AL, a qual tem como eixo a possibilidade que o sujeito compreenda as funções dos elementos gramaticais em contextos de esfera sociocomunicativos reais. Vale salientar, a importância em destacar que o texto deve ser compreendido como ferramenta que vogue o ensino das funções gramaticais. Nessa perspectiva, fica claro a necessidade do(a) educador(a) analisar as implementações, adequando-as e complementando-as em seu espaço educativo.