ANÁLISE LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: NO TOCANTE DA TECNOLOGIA DIGITAL, LINGUA (GEM) NA HIPERMIDIA, NOVOS (MULTI) LETRAMENTOS E ENSINO

Autores

  • Remilda Porfírio dos Santos IFAL/UAB
  • José Márcio Martins do Nascimento Júnior IFAL/UAB
  • Gizelle Maria dos Santos
  • Josefa Helena Arruda Cabral
  • Pamêlla Karolyne dos Santos Marques

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p53

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Análise Linguística, Gêneros textuais, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A presente pesquisa aponta diferentes apontamentos na didática, no tocante da “análise linguística” (AL). Abordando que ao ensino de AL é primordial no ensino de língua Portuguesa (LP). Como atividade que voga a leitura, escrita e oralidade, e de possibilitar visão sobre fenômenos gramaticais, textuais e discursivas, além de capacitar o sujeito a compreender a utilização dos recursos linguísticos e o uso nos variados gêneros textuais. Com o objetivo geral investigar com a prática da AL é apontada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) O trabalho tem como o suporte teórico seja abordado em ambiente educativo, com adoção dos gêneros discursivos, enquanto objeto no processo de ensino aprendizagem de LP. Para esse estudo relacionado a teoria-prática, filiamos uma pesquisa qualitativa, realizada com o instrumento revisão bibliográfica de cunho explorativo com base nos autores como. Os resultados a essa metodologia, as Diretrizes Curriculares orientam a AL, a qual tem como eixo a possibilidade que o sujeito compreenda as funções dos elementos gramaticais em contextos de esfera sociocomunicativos reais. Vale salientar, a importância em destacar que o texto deve ser compreendido como ferramenta que vogue o ensino das funções gramaticais. Nessa perspectiva, fica claro a necessidade do(a) educador(a) analisar as implementações, adequando-as e complementando-as em seu espaço educativo.

Biografia do Autor

Remilda Porfírio dos Santos, IFAL/UAB

Possui graduação em Geografia -Licenciatura Plena pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (2012) e mestrado em CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDAD INTERAMERICANA DE LA REPÚBLICA DEL PARAGUAY (2017). , atuando principalmente nos seguintes temas: multiletramentos, histórias, determinação, mudança e Educação .Pós Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de ensino regional Alternativa - FERA, Pós - Graduação em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Candido Mendes. Graduanda do curso de Letras/Português pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL.

José Márcio Martins do Nascimento Júnior, IFAL/UAB

Graduando de licenciatura em Letras/Português (8º período), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL e Universidade Aberta do Brasil - UAB. Professor na rede municipal de Rio Largo. Linguagens, Literatura, Educação e Metodologia são áreas de interesse.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Porfírio dos Santos, R., do Nascimento Júnior, J. M. M. ., dos Santos, G. M. ., Arruda Cabral , J. H., & dos Santos Marques, P. K. . (2021). ANÁLISE LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: NO TOCANTE DA TECNOLOGIA DIGITAL, LINGUA (GEM) NA HIPERMIDIA, NOVOS (MULTI) LETRAMENTOS E ENSINO. Epitaya E-Books, 1(3), 53-66. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p53

Edição

Seção

Capítulo de Livro