A HISTÓRIA DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: VIDA E OBRA

Autores

  • Jeani Escher Schmidt Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Naiara Aparecida Nascimento Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sonia Ribeiro de Lima Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elisabeth Rossetto Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p67

Palavras-chave:

Vigotski; contexto histórico; vida acadêmica e profissional

Resumo

Este estudo propôs discutir o contexto histórico e a vida acadêmica e profissional de Lev Semionovitch Vigotski. Assim, atendendo o proposto, procuramos responder a seguinte pergunta: quais os aspectos importantes do contexto vivido por Vigotski que influenciaram sua vida profissional? Para tanto, realizamos uma pesquisa teórico/bibliográfica, de natureza qualitativa fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Como resultados, identificamos que a revolução russa de 1917 foi o fato histórico de maior importância na época vivida por Vigotski. Bem como, a educação judaica, o trabalho como professor, o interesse pelo desenvolvimento do psiquismo humano, a proibição da publicação das suas obras durante o governo de Stalin, a tuberculose que impediu a continuidade de suas pesquisas, foram aspectos de grande influencia na vida e na obra do autor russo.

Biografia do Autor

Jeani Escher Schmidt, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel. Pós Graduada em Gestão Pública pelo Instituto AVM. Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Experiência profissional nas áreas administrativa e acadêmica. Sou servidora pública e ocupo o cargo de assistente em administração na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Realeza-PR.

Naiara Aparecida Nascimento, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense ? UNIPAR (2003). Especialista em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais (2013). Possui graduação de Segunda Licenciatura em Letras, com Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, através do programa de formação de professores Parfor - UNIOESTE (2015). Atuou como coordenadora pedagógica municipal na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel -SEMED entre os anos de 2014 a 2017. Atuou como Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC nos anos de 2015 e 2016. No ano de 2016 coordenou e participou da produção, reformulação, revisão geral, e organização final dos cadernos de Língua Espanhola realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá -UEM. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação.Conceito CAPES - Atual: 4 - Turma 2018-2020 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE CAMPUS CASCAVEL Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Especial -GEPEE da mesma universidade.

Sonia Ribeiro de Lima, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE (2015). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado/UNIOESTE (2020). Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação. Linha de pesquisa: Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Pesquisadora principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, processo de desenvolvimento humano e educação especial. Experiência profissional na rede particular de ensino como professora e coordenadora pedagógica de educação básica e na rede municipal de ensino como professora de educação infantil. Experiência em radiodifusão como radialista, locutora e comunicadora.

Elisabeth Rossetto, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora Associada, T-40 com Dedicação Exclusiva, do Centro de Educacáo, Comunicacáo e Artes/CECA, desde 1995 e do Programa de Pos-Graduacáo em Educacáo/PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, desde 2010. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, educação especial, formação de professores, desenvolvimento do psiquismo humanano, processo ensino aprendizagem, prática pedagógica e ensino superior. Utiliza como referenciais teórico a Psicologia historico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski. Lider do GEPEE - grupo de estudos e pesquisas em Educacao Especial da UNIOESTE campus de Cascavel Pr.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Schmidt, J. E., Nascimento, N. A. ., Lima, S. R. de ., & Rossetto, E. (2021). A HISTÓRIA DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: VIDA E OBRA. Epitaya E-Books, 1(3), 67-75. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p67

Edição

Seção

Capítulo de Livro