ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Caroline Terrazas Universidade Federal de São Paulo
  • Rita de Cássia Ribeiro Universidade Federal de São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p76

Palavras-chave:

Educação superior. Educação profissional. Pandemia covid-19. Educação a distância

Resumo

Este artigo faz uma reflexão crítica sobre as dificuldades docentes no ensino superior frente à pandemia de covid-19. Para isto, se baseia no referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, que busca questionar a situação educacional brasileira nas práticas de ensino. Gestores das universidades, diante emergência de saúde pública global causada pela pandemia, tiveram que aderir às normas preconizadas pelo Ministério da Educação, que autoriza, excepcionalmente, a substituição das disciplinas presenciais por aulas a distância. Para dar continuidade ao ano letivo, docentes de ensino superior estão sendo demandados, de forma abrupta e sem grandes incentivos por parte das instituições de ensino, a pensar sobre alternativas de ensino remoto. Neste cenário, quais os desafios e oportunidades que os docentes do ensino superior encontraram no processo de “produção” do ensino à distância? Considera-se importante o envolvimento dos gestores para que se repensem as capacitações aos docentes para o uso das tecnologias para as aulas remotas. Destaca-se, também, a evidente necessidade de políticas públicas educacionais que visem ampliar a oferta de ensino híbrido (presencial e a distância) no pós-pandemia, como forma de tornar o processo de ensino mais democrático, inclusivo e flexível.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Caroline Terrazas, & Rita de Cássia Ribeiro. (2021). ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Epitaya E-Books, 1(3), 76-81. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p76

Edição

Seção

Capítulo de Livro