A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DE UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p82Palavras-chave:
Formação docente. Saberes. Processos formativos.Resumo
Objetiva-se debruçar uma discussão teórica dos processos formativos docentes, o qual lança mão dos conteúdos teóricos ao mesmo tempo em que considera os saberes práticos do professorado. Discute-se o que é saber para posteriormente articular a práxis integrada aos processos sociais, compreendendo que esta constitui-se como o espaço e o tempo de formação continuada para os formadores, afinal nela eles vão produzindo sua prática docente e se constituindo profissionalmente. Diante o exposto, este trabalho é exploratório, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, e busca refletir sobre a importância dos contextos acadêmico e político de formação de professores. Traz-se um à tona a necessidade de conhecer os espaços de reflexão sobre as aprendizagens constituídas na prática pedagógica de formadores em detrimento da atividade docente.