EDUCAR COM ESPERANÇA: REFLEXÕES DE UM CAMINHANTE PELA INFÂNCIA EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500026p.70xPalavras-chave:
Educação em Angola, Infância, Formação docente, Pedagogia afetiva, Políticas públicasResumo
A partir de uma escuta atenta e de um percurso enraizado em Angola, este artigo propo?e reflexo?es sobre a urge?ncia de repensar a educac?a?o no pai?s. Com base numa entrevista conduzida por Dra. Janise com Leonel Pedro Santos — interlocutor que traz um olhar sensi?vel, mas na?o institucional — o texto entrelac?a vive?ncias pessoais com desafios estruturais. A realidade da escola pu?blica, os impactos da ause?ncia afetiva e as limitac?o?es institucionais ganham aqui uma voz que propo?e caminhos — sem negar a complexidade do terreno. Com refere?ncias a Henri Wallon e Ce?lestin Freinet, o texto posiciona a educac?a?o como um espac?o de escuta, reconstruc?a?o e dignidade.

