EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - CBNB - SEMEARTE
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p9Palavras-chave:
Arte, Interdisciplinariedade, Sustentabilidade, Educação para o trânsitoResumo
O artigo trata da importância da arte no processo de educação para o trânsito na escola, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o final do ensino médio. Para tanto, focamos práticas pedagógicas multi e interdisciplinares, desenvolvidas pelo projeto SEMEARTE, desde 2015, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), pertencente à Aeronáutica. Baseadas na ludicidade, no diálogo com estudantes, a partir de suas vivências escolares, quando aborda a problemática do trânsito urbano, seu caráter educativo passa por questões da segurança, da otimização da mobilidade, da acessibilidade, da sustentabilidade e da convivência cidadã no ambiente das ruas. Dessa forma, em observância às legislações de trânsito e da educação brasileira, ressaltamos o grande poder da arte de comunicar ludicamente e de aproximar interdisciplinarmente todas as áreas do saber. As ideias que apresentamos convergem para o potencial das várias linguagens artísticas em desenvolver nos estudantes, a sensibilidade e o senso crítico com relação a valores que remetam a conscientização e compreensão de limites entre direitos e deveres que devem ser assumidos por todos os atores do trânsito, tanto os motorizados como os não motorizados. Os diálogos que propomos nesse artigo, para além do simples cumprimento de leis que ditem a mitigação de acidentes e a otimização da mobilidade urbana, devem apontar para a imprescindibilidade da ludicidade no universo da arte no processo de educar para o trânsito como ferramenta primordial de formação de pessoas mais sensíveis, mais criativas e, portanto, mais preparadas para participarem ativamente da construção de um ambiente urbano mais humano e sustentável.

