PROJETO COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS – O ETANOL: OBTENÇÃO, IMPORTÂNCIA, APLICAÇÕES NO COTIDIANO E NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p79Palavras-chave:
Energias alternativas, Etanol, Meio ambienteResumo
A educação para o trânsito busca a construção de valores e conceitos para o exercício da cidadania, formando cidadãos conscientes, aptos a terem comportamentos seguros, procurando sempre preservar nosso bem maior – A Vida. Nesse contexto acreditamos que é importante a discussão dos malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas pelos motoristas e também, o uso dos combustíveis empregados nos veículos, já que sua queima gera problemas ambientais. Para isso, elaboramos um projeto no qual mostramos experimentalmente, a produção do etanol (álcool etílico), empregado em bebidas alcoólicas e como combustível, a partir do caldo da cana-de-açúcar e, baseado nesse experimento, destacamos a importância dos combustíveis alternativos, a preferência de seu uso em comparação aos combustíveis fósseis, que são mais poluentes, apresentamos algumas das inúmeras aplicações do etanol no cotidiano e destacamos as consequências de dirigir após a ingestão dessas bebidas. Para melhor discutirmos esse assunto, empregamos um bafômetro de laboratório, que possui uma substância que muda de cor em presença do etanol. Participam desse trabalho, três alunas do Ensino Médio, que demonstram esses experimentos, no laboratório de química, para turmas de nosso colégio e em eventos científicos externos. Com isso, esse trabalho possibilita também, mostrar a importância das ciências para a sociedade, sua presença constante na vida cotidiana e poderá até mesmo, despertar os alunos para o estudo das disciplinas científicas e aproximá-los das ciências.

