UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE FERROVIAS NO BRASIL PARA ENTENDERMOS A PROBLEMÁTICA ATUAL DO TRÂNSITO URBANO

Autores

  • Laura Roberta Fontana
  • Pedro Eduardo de Mesquita Monteiro Marinho

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p97

Palavras-chave:

ferrovias, abordagem histórica, trânsito urbano

Resumo

As reflexões sobre o trânsito urbano no Brasil e seus múltiplos e diversos problemas precisam considerar discussões históricas relacionadas à priorização do transporte rodoviário sobre o ferroviário. Essa escolha, consolidada a partir da metade do século XX, influenciou profundamente a mobilidade urbana e o planejamento territorial do país. Uma visão da problemática urbana sob contexto histórico tem como ponto significativo o governo de Kubitschek época em que se promoveu a expansão da indústria automobilística e se priorizou a construção de rodovias para integrar o território brasileiro. Esse movimento foi marcado pelo slogan “50 anos em 5”. Foi época que se relaciona ao processo de abandono do transporte ferroviário. Apesar de sua importância histórica, as ferrovias foram desmanteladas gradualmente em favor de um modelo de transporte rodoviário, que favorecia o transporte individual e a logística baseada em caminhões. Dentre os impactos provocados no trânsito urbano lembramos, com relação à expansão das cidades, que a dependência do automóvel incentivou a urbanização horizontal, dificultando a oferta de transporte público eficiente. Citamos aqui os congestionamentos, a concentração de veículos nas vias urbanas que gerou sobrecarga no sistema viário. Citamos as emissões de poluentes em decorrência da intensificação do trânsito o que contribui significativamente para a poluição ambiental e os problemas de saúde pública. Citamos o custo elevado de manutenção, uma vez que o foco em rodovias resulta em altos custos de infraestrutura e manutenção urbana. Citamos os índices crescentes de acidentes de trânsito por motivos diversos entre os quais a deseducação dos seus usuários, o aumento das velocidades médias dos veículos automotores, seguidas da precariedade de segurança e manutenção de estruturas viárias.

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

Fontana, L. R. ., & Marinho, . P. E. de M. M. (2025). UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE FERROVIAS NO BRASIL PARA ENTENDERMOS A PROBLEMÁTICA ATUAL DO TRÂNSITO URBANO. Epitaya E-Books, 1(110), 97-106. https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p97

Edição

Seção

Capítulo de Livro