EDUCAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Rebeca Azevedo Mendes
  • Pedro Silveira Mello
  • Gianluca Lenzi de Carvalho Dantas
  • Pedro Henrique Bezerra Almeida
  • Carlos Vinícius Andrade da Costa

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500071p139

Palavras-chave:

Programação, Educação, Jogos, Metodologia, Futuro

Resumo

O trabalho realizado pelo grupo na I FACTEC teve como meta apresentar um projeto inovador que introduzisse o universo da programação de forma lúdica e acessível, utilizando um jogo desenvolvido na plataforma mobile ao qual se deu o nome “Luna and Cat”. O objetivo principal foi despertar o interesse pela programação, desmistificando sua complexidade e demonstrando sua relevância no cotidiano. Através de desafios interativos que abordam conceitos de Física, Matemática e Química, o jogo proporciona uma experiência de aprendizado divertida e engajadora. A metodologia de desenvolvimento, baseada na programação em blocos, é detalhada, ressaltando a simplicidade e a eficácia dessa abordagem para iniciantes. Os resultados obtidos indicam o potencial do jogo como ferramenta educacional, capaz de fixar o interesse dos participantes e ampliar sua curiosidade sobre o tema. O trabalho também discute a importância da programação como uma habilidade essencial para o futuro, abordando sua presença em diversas tecnologias e a crescente demanda por profissionais na área. Conclui-se que a abordagem prática e divertida do projeto contribui significativamente para a democratização do conhecimento em programação, tornando-o acessível e atraente para um público mais amplo.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Mendes, R. A. ., Mello, P. S., Dantas, G. L. de C., Almeida, P. H. B., & Costa, C. V. A. da. (2025). EDUCAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO. Epitaya E-Books, 1(112), 139-152. https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500071p139

Edição

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