EDUCAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500071p139Palavras-chave:
Programação, Educação, Jogos, Metodologia, FuturoResumo
O trabalho realizado pelo grupo na I FACTEC teve como meta apresentar um projeto inovador que introduzisse o universo da programação de forma lúdica e acessível, utilizando um jogo desenvolvido na plataforma mobile ao qual se deu o nome “Luna and Cat”. O objetivo principal foi despertar o interesse pela programação, desmistificando sua complexidade e demonstrando sua relevância no cotidiano. Através de desafios interativos que abordam conceitos de Física, Matemática e Química, o jogo proporciona uma experiência de aprendizado divertida e engajadora. A metodologia de desenvolvimento, baseada na programação em blocos, é detalhada, ressaltando a simplicidade e a eficácia dessa abordagem para iniciantes. Os resultados obtidos indicam o potencial do jogo como ferramenta educacional, capaz de fixar o interesse dos participantes e ampliar sua curiosidade sobre o tema. O trabalho também discute a importância da programação como uma habilidade essencial para o futuro, abordando sua presença em diversas tecnologias e a crescente demanda por profissionais na área. Conclui-se que a abordagem prática e divertida do projeto contribui significativamente para a democratização do conhecimento em programação, tornando-o acessível e atraente para um público mais amplo.

