ANÁLISE ACERCA DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE: UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA 

Autores

  • Maria Aparecida Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Luzia da Trindade Souza

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p91

Palavras-chave:

Paulo Freire. Psicopedagogia. Educação libertadora.

Resumo

O presente estudo teve a pretensão de analisar o livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, através da perspectiva psicopedagógica, utilizando-se dessa ferramenta para descrever, de forma sintética, partes da obra e identificar a relação da Psicopedagogia e os processos de aprendizagem nas ideias que o livro aborda. Apresentamos a seguinte problemática: como os processos de aprendizagem favorecem a formação crítica aos sujeitos? quando eles não se libertam do tradicionalismo educacional, o que ocorre? Culturalmente, no Brasil, a representação do “ensinante” é atribuída ao professor, considerado o detentor do conhecimento. Contrapondo-se a este pensamento, a formação não ocorre de maneira unidimensional; mas ao ensinar, se aprende e assim, não existe um ensinante e um aprendente, mas uma interação de saberes. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que buscou relacionar alguns conceitos Freiriano, tais como educação bancária, educação libertadora e dialogicidade à luz da Psicopedagogia. Os resultados deste estudo indicam que a Psicopedagogia utiliza os conceitos de Paulo Freire, por considerar que o ser humano aprende em âmbitos que promovam uma aprendizagem de maneira significativa, quando é possibilitada abordagem contextual, destacando sua realidade como fator de estímulo à problematização e questionamentos como forma de reflexão crítica e estruturação da autoria de pensamento, condição fundamental para a formação de consciência do sujeito da aprendizagem, que não está vinculada exclusivamente ao conteúdo escolar ou acadêmico, mas, sobretudo, a uma formação para a vida, a qual é mediada por uma educação libertadora.

 

 

 

Biografia do Autor

Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Graduanda em Educação Física – UFPB, Graduada em Ciências Biológicas – UFPB (2014), cidade João Pessoa.

Luzia da Trindade Souza

Graduada em Serviço Social – UFPB (2018) mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas – UFPB (2020), cidade Juripiranga.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Alves de Souza, M. A., Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes, & da Trindade Souza , L. . (2021). ANÁLISE ACERCA DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE: UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA . Epitaya E-Books, 1(3), 91-97. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021236p91

Edição

Seção

Capítulo de Livro