O DILEMA DO GRUPO ALPHA: UM CASO DE ENSINO SOBRE SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Eduardo Faustino dos Santos Lima Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (FUNAPE/UFG)
  • Anna Clara Oliveira Prado Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (FUNAPE/UFG)
  • Joel Victor dos Santos Costa Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão de Castro (FUNAPE/UFG)

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p7

Palavras-chave:

soft skills, educação profissional, colaboração, inovação, empreendedorismo

Resumo

Este estudo objetiva discutir o papel das soft skills na educacção profissional e sua influência na tomada de decisão dos estudantes. Busca evidenciar como competências socioemocionais, como comunicação, cooperação e liderança, contribuem para o desenvolvimento integral e para escolhas de carreira mais conscientes. A proposta é fomentar reflexões pedagógicas sobre metodologias ativas capazes de integrar habilidades técnicas e comportamentais na formação profissional. O caso apresenta o Grupo Alpha enfrentando dificuldades de comunicação, liderança e colaboração durante o desenvolvimento de um trabalho. Os desafios do grupo Alpha são superados através de intervenções pedagógicas específicas.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Lima, E. F. dos S. ., Prado, A. C. O. ., & Costa, J. V. dos S. . (2025). O DILEMA DO GRUPO ALPHA: UM CASO DE ENSINO SOBRE SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Epitaya E-Books, 1(113), 7-20. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025000125p7

Edição

Seção

Capítulo de Livro