Epistemologia e racionalidade estética no processo pedagógico mediado pelo cinema
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.202500194Palavras-chave:
cinema, epistemologia, pedagógicaResumo
O tema pedagogia da imagem ainda se apresenta como distante da realidade da maioria dos educadores, entretanto acredita-se que, num futuro próximo, haja a necessidade de ampliar as pesquisas e os processos de formação de professores relacionados a essa temática desafiadora.
Como recorte de investigação deste artigo, abordaremos os fundamentos epistemológicos e estéticos da aprendizagem mediada por imagens técnicas, procurando contribuir para a recém-inaugurada “pedagogia da imagem”. Essa pedagogia concebe a construção de uma nova forma de organização dos processos de ensino-aprendizagem, mediado por imagens técnicas, considerando sua presença tanto como recurso didático, quanto como processo de experiência estética capaz de potencializar o pensamento e aguçar os sentidos. Portanto estamos falando de uma nova forma de planejamento e organização dos processos pedagógicos assentados em novos fundamentos epistemológicos e estéticos.
Vivemos em uma sociedade em que as telas que veiculam imagens estão cada vez mais se expandindo para todos os lugares e já podemos falar de uma sociedade da cultura audiovisual. Computadores, celulares, televisores, nas ruas, em casa e dentro das salas de aula. A imagem é muito explorada nos campos da publicidade, do jornalismo, da arquitetura, contudo, no campo pedagógico, ainda é limitada, pois pouco se conhece e não se investe na formação de professores que contemple essa temática de forma inovadora. Diante dessa demanda e do grande desafio que se apresenta aos educadores, esta pesquisa está direcionada para a compreensão dessa temática e trazer proposições que permitam a inovação do processo pedagógico mediado por imagens técnicas.
A partir desta exposição inicial, elegeu-se o seguinte problema para direcionar nossas análises: Como os fundamentos epistemológicos estéticos, decorrentes das imagens técnicas, especialmente do cinema, potencializam a pedagogia da imagem?
Não se pode negar que os aparelhos, que fazem a mediação da comunicação e que produzem principalmente imagens, estarão cada vez mais presentes na relação entre professores e alunos. A introdução de imagens técnicas no processo pedagógico potencializa o aprender ensinar, contribuindo para a construção de uma nova pedagogia, agora centrada numa racionalidade estética e não mais em conteúdos disciplinares estáticos transmitidos pelo professor.
As relações entre comunicação e educação se intensificaram na sociedade contemporânea, e os jovens estudantes e seus educadores, que vivem num contexto altamente tecnológico, estão diante de um grande desafio no campo da educação. Não convém continuar a fazer aulas meramente expositivas, conteudistas, centradas na memorização, pois o uso de recursos tecnológicos, principalmente os que produzem imagens, não podem ser ignorados, e isso requer inovação no processo pedagógico. Essas ferramentas, transformadas em mediações pedagógicas, quando bem utilizadas, tornam-se recursos poderosos no processo ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação possibilitam a ampliação do conhecimento e podem proporcionar experiências relevantes, para a formação humana, que é um dos objetivos centrais da educação escolar. Demanda-se desse contexto a necessidade de pesquisar e entender essa nova forma de organização do pensamento pedagógico, considerando o contexto social da cultura audiovisual.

